/ A história da Língua Inglesa - PURRFECT |

?? A história da língua inglesa ??

 

My love of the English language is something given to me by Disney movies, movies in general, series and Michael Jackson with his songs from the 80s and 90s. I’ve passed it on to my students.

O inglês já é um velho senhor ??, contando cerca de 1.500 anos. Sua origem é germânica, tal qual o alemão e as línguas da Escandinávia. Os seus primeiros falantes eram os chamados anglo-saxões, que viviam na atual Grã-Bretanha. Hoje, o idioma falado por essa gente por volta do século 5 é conhecido como Old English.

O exemplo clássico do Old English é o poema épico Beowulf (clique no link para ler mas saiba que já virou filme/animação), um dos primeiros textos escritos do idioma inglês. Há muitas semelhanças e enormes diferenças entre a língua antiga dos anglo-saxões e a dos atuais ingleses. O Pai-Nosso (The Lord’s Prayer), por exemplo, começava assim: “Fæder ūre þū þe eart on heofonum”… Com algum esforço, é possível reconhecer aí “Father of ours, thou who art in heavens”.

O latim sempre influenciou a Bretanha por conta do Império Romano e da Igreja Católica, mas foi no século 10 que o idioma mudou pra valer, ganhando mais contornos latinos. Isso porque um povo franco conquistou o sul britânico e, por um século, os ingleses foram obrigados pelos invasores a falar francês. Esse século mudaria a gramática inglesa para sempre, fazendo surgir o Middle English. Daí surgiram na Inglaterra palavras reconhecíveis por nós latinos, primos dos franceses, como pork, forest,mansion, courageous, liberty, vision etc. ✔️

A língua inglesa falada hoje tem sua origem no século 14, sendo firmada pra valer nos duzentos anos seguintes. O que marcou esse processo foi a invenção da imprensa, que fez explodir o número de documentos escritos e publicados nas sociedades europeias. Um momento único do idioma inglês foi o reinado de Elizabete I, período em que nasceu o Império Britânico, que espalharia sua língua por todos os continentes do mundo. Aliás, foi no período elisabetano que ?Willian Shakespeare escreveu suas peças, responsáveis por dar cara ao inglês?.

Hoje, essa é a terceira língua materna mais falada do mundo (atrás do mandarim e do espanhol) e a primeira como segundo idioma. Existem países falantes do inglês em todos os continentes do mundo. Na Índia, por exemplo, é uma das línguas oficiais. Curiosamente, apenas 15% de seus falantes vivem na Inglaterra; dois terços habitam os Estados Unidos.

E você lendo esse texto, logo estará fazendo parte, ou já faz, desse mundo de pessoas conectadas através de um idioma cheio de curiosidade e nuances que encantam e inspiram o nosso mundo moderno!

 

Aqui na PURR nós acreditamos em você! Vamos lá, crie seus objetivos e lute por eles! Nós sabemos que você consegue e estamos aqui para ajudá-lo nessa jornada.

 #VenhaParaAPurr #OrgulhoDeSePurrfect

Espero que essas dicas ajudem seu aprendizado, elas foram fundamentais para mim quando eu comecei a estudar inglês. #FicaDicaTeacher Érika. ??‍♀️

 Texto por Bruna Gonçalves e Érika Yamashita

 

Compartilhe com seus amigos!
WhatsApp Olá! Clique aqui para ser atendido via WhatsApp.