/ Aprendendo inglês com Michael Jackson - PURRFECT |

🎶 Por que Michael Jackson me levou além da fluência em inglês? 👑

 

Billie Jean

She told me her name was Billie Jean, as she caused a scene

Then every head turned with eyes that dreamed of being the one

Who would dance on the floor in the round.

People always told me be careful what you do

Don’t go around breaking young girl’s hearts

And mother always told me be careful who you love

Be careful what you do because the lie becomes the truth, hey, hey.

Billie Jean is not my lover

She’s just a girl who claims that I am the one

But the kid is not my son

She says I am the one

But the kid is not my son.

Essa é uma música que não precisa de uma introdução. “Billie Jean” apareceu pela primeira vez no álbum de sucesso de 1982, “Thriller“. O Guinness World Records lista esse álbum como o álbum mais vendido de todos os tempos que inclue outra canções famosas como “Thriller”, “Beat It” e “Wanna Be Startin’ Somethin’“.

O álbum, “Thriller“, era tanto sobre dança quanto sobre música. Michael Jackson chamou a atenção para os movimentos de seu corpo usando uma luva brilhante, calças pretas encurtadas e meias brancas. Ele criou movimentos de dança revolucionários que foram eletrizantes. Ele poderia ser tão duro quanto um robô, ou tão suave quanto um líquido. Enquanto fazia seu famoso passo de “Moonwalk”, ele assinava com pés o seu nome da história da música mundial.

♫ Thriller ♫

It’s close to midnight and something evil’s lurking in the dark

Under the moonlight, you see a sight that almost stops your heart

You try to scream . . .

O vídeo da música “Thriller” foi importante na história da indústria da música. Michael Jackson entendeu o poder desses vídeos ao chamar atenção para sua música e para sua imagem. Ele trabalhou duro para fazer vídeos emocionantes com histórias e danças complexas. Visite o site do Youtube e confira alguns vídeos clássicos do astro. Álbuns como Off the Wall, Thriller, Bad, Dangerous, HIStory e Invincible marcam a carreira solo de Michael, mas ele já cantava desde a infância com os irmão no grupo Jacksons 5. Com letras ricas em vocabulário e pronúncia as vezes clara ou não, Michael trazia a magia e literalmente fez o mundo todo dançar e cantar.

🧐 Então como ele influenciou no meu desenvolvimento em inglês? 🤩

Conheci esse maravilhoso astro da música POP em 1993, e posso dizer que foi “Love at first sight” (amor a primeira vista). Amor pelas músicas, danças, energia e alegria. Eu me sentia contagiada por ele, não havia dia ruim com uma fita cassete no rádio tocando Michael Jackson. Nessa época eu sabia que LOVE era AMOR em inglês e só. De tanto ouvir, eu comecei a ir na banca comprar revistas com letras traduzidas, onde eu aprendia a cantar e sabia também o que eu estava cantando (muito importante hoje em dia!).

As vezes a música que eu gostava não era tão famosa, então eu ia no dicionário, palavra por palavra e tentava encaixar a palavra na frase, e a frase no contexto. Nem sempre dava certo porque eu não tinha experiência, mas dava para entender a essência. Eu cantava e cantava com as letras das músicas na mão, tentava e errava mas continuava! Isso me ajudou na pronúncia e também a desenrolar a língua juntando sons, soando mais natural. Aprendi palavras, expressões, e por muito tempo eu me comunicava com títulos de música ou com frases de músicas dele.

Quando comecei a estudar, passei por várias escolas e professores, mas sempre eu buscava além da sala de aula e ele, Michael Jackson, foi o primeiro a estar comigo nessa jornada de aprender inglês. Outros cantores celebrados como Madonna, Bon Jovi, Guns N’ Roses, Metallica, Spice Girls, Backstreet Boys, Roxette, Cher, e os clássicos dos anos 80 e 90 me acompanharam também! Só quero deixar claro: Michael Jackson foi o primeiro e o mais importante para mim, seguido logo de Madonna, minha diva!

Em 2009, eu já era professora de inglês, pois me apaixonei pelo idioma, e me lembro da aluna na minha frente quando recebi a notícia do falecimento precoce do meu ídolo. Eu engoli o choro, terminei a aula, mas chorei por 30 dias seguidos. Tudo que eu ouvia dele me levava de volta para minha adolescência e para os bons momentos dela. Eu vi fãs de todo o mundo lamentaram sua morte. Assisti prisioneiros em  nas Filipinas dançaram para ele, fãs em Paris, França, participaram de um serviço no antigo centro religioso da cidade em sua homenagem. Artistas famosos de todo o mundo falaram sobre a influência que ele teve em seu trabalho.

Michael Jackson deixou uma marca enorme na cultura popular e sua memória continuará viva em sua música inesquecível, mas para mim… ele me deu um motivo alegre para aprender um idioma e com isso eu ganhei o mundo! Obrigada Michael Jackson por tudo que fez pelo mundo e por mim como ser humano! Abaixo um trecho na música “Man in the Mirror“.

Man in the Mirror

As I turn up the collar on my favorite winter coat

This wind is blowing my mind

I see the kids in the street

With not enough to eat

Who am I to be blind

Pretending not to see their need.

A summer’s disregard

A broken bottle top

And a one-man soul

They follow each other on the wind, you know

Because they got nowhere to go

That’s what I want you to know

I’m starting with the man in the mirror

I’m asking him to change his ways

And no message could have been any clearer

If you want to make the world a better place

Take a look at yourself

And then make a change.

THANK YOU MICHAEL JACKSON, REST IN PEACE!🙏🏻

Aqui na PURR nós acreditamos em você! Vamos lá, crie seus objetivos e lute por eles! Nós sabemos que você consegue e estamos aqui para ajudá-lo nessa jornada. 👍🏻👍🏻

 #VenhaParaAPurr #OrgulhoDeSePurrfect

Espero que essas dicas ajudem seu aprendizado, elas foram fundamentais para mim quando eu comecei a estudar inglês. #FicaDicaTeacher Érika. 💁🏻‍♀️

 Texto por Érika J. Yamashita

Compartilhe com seus amigos!
WhatsApp Olá! Clique aqui para ser atendido via WhatsApp.